6 dicas para preservar suas roupas

Compartilhe:

Em meio às nossas rotinas, não sobra tempo para realizar todos os processos de cuidados com nossas roupas. Optamos pelo mais fácil e rápido, o que nem sempre é a melhor opção. Além disso, não temos consciência de que a vida útil de nossos vestuários se encurta com essas escolhas. Podendo mofar, perder a cor, manchar ou até mesmo rasgar facilmente.

Por isso, suas peças merecem alguns cuidados que talvez você não conheça. Acúmulo de fungos e bactérias, amassados e desgaste dos tecidos são apenas a ponta do iceberg quando se toca nesse assunto. E a gente sabe: fica complicado escolher quais são as melhores formas de lavar, secar, passar e guardar suas roupas. E, para piorar, a chegada da pandemia nos deu uma nova perspectiva para a limpeza de vestuários. Mas relaxe! Estamos aqui para te ajudar com algumas curiosidades! Vamos te ensinar tudo que se precisa saber sobre o assunto.

Fique com essas 6 dicas para preservar suas roupas. Boa leitura!

Separe as roupas por tipos

Suas roupas são feitas de materiais completamente diferentes. Lavar algumas peças juntas pode desenvolver “bolinhas” nos tecidos. Fenômeno que ocorre quando as fibras de um tecido mais grosso se soltam durante a lavagem e grudam em tecidos mais leves. E sim, cada peça tem uma composição diferente, se diferenciando em sua gramatura (quantidade de fios), peso, resistência e, até mesmo, no tempo que demora para secar. Clique aqui e acesse nosso conteúdo sobre os tipos de roupa e seus cuidados.

separar as roupas por tipos


Leia a etiqueta

Por mais básica que essa informação seja, sempre é bom ler as instruções nas etiquetas de cada peça. Assim, você evita acidentes na hora de lavar, secar e passar, pois as indicações variam de acordo com os materiais de cada tecido. Não se surpreenda quando tirar a peça da máquina e ela estiver encolhida, ou quando for passar e perceber que causou um queimado. Ainda bem que temos o conteúdo certo para você. Clique aqui para ler nossa matéria sobre símbolos das etiquetas.

leia a etiqueta da roupa
Não deixe as peças levadas dentro da máquina
Por mais fácil que seja, não deixe as peças dentro da máquina depois de lavar. Deixá-las úmidas em um ambiente fechado, pode resultar em proliferação de mofos e desgaste das fibras do tecido, além de um cheiro muito desagradável. Assim que a lavagem for concluída, tire as peças, e as coloque para secar.

não deixe roupas lavadas na máquina


Deixe secar adequadamente

Deixe as roupas secarem em ambiente ventilado, iluminado (mas sem sol forte) para evitar o cheiro de mofo. Porém, não deixe assim por muito tempo, pois as peças amassam e se tornam mais difíceis de serem passadas. Para facilitar, dobre-as assim que tirar do varal. Além disso, algumas peças podem ser colocadas em máquinas de secar, porém leia sempre a etiqueta! Isso ajuda a saber se o tecido suporta altas temperaturas e se a roupa não vai encolher. 

deixe as roupas secarem naturalmente
Guarde as peças de forma apropriada

O espaço deve ser seco e arejado para não mofar e nem manchar. Dentro do guarda-roupa ou gaveta, sempre é bom aproveitar o espaço. Portanto, dobre suas roupas e rolinhos, pois assim as peças não ficam amontoadas, evitando que se tornem amassadas. Ah, e se você não sabe como fazer isso, clique aqui e corre ler um conteúdo rápido e prático para você aprender a melhor forma de dobrar camiseta para otimizar espaço! 


guardar as roupas
Se manchou, limpe imediatamente!

Acidentes como derrubar comida ou bebidas, acontecem. Mas, caso a peça suje, o ideal é limpá-la no mesmo instante, pois quanto mais demorar para isso, mais difícil é de remover a mancha. Você também pode contar com a ajuda de um removedor de manchas (que não seja a base de cloro) para aplicar em situações de emergência. Temos também um conteúdo muito interessante sobre como manchas de tecidos de forma caseira. Clique aqui e saiba mais!

tirar mancha da roupa

Agora ficou fácil! Com essas 6 dicas de como cuidar das suas roupas, você vai lavar, secar, passar e guardar suas peças com muito mais facilidade. Nós da Laundry & Co estamos sempre aqui para deixar suas roupas limpas e higienizadas, além de te ajudar com novas curiosidades! 

 

Os cuidados com suas peças é necessário, pois o atual cenário de pandemia exige ainda mais a limpeza adequada das mesmas. Preserve a sua saúde e a de seus familiares apenas com essas dicas de lavagem.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *