Lampada LED: econômica, ecológica e eficiente

Compartilhe:

Há muito tempo vem se falando sobre economia de energia, e a primeira coisa que nos vem a mente são as lampadas, talvez porque estamos rodeadas delas em todos ambientes. E está cada vez mais claro que as de LED são mais econômicas, ecológicas e eficientes.

Já sabemos que, dentre as opções do mercado, a lampada incandescente, que foi a mais utilizada por muitos anos não é melhor opção, tanto que desde junho de 2015 já não podemos mais comprar a versão de 60w, uma das mais comuns. A partir de junho deste ano as de 25 e 40 watts também sairão das lojas.

As principais alternativas são bem conhecidas: lampadas fluorescentes e de LED. Na gôndola do supermercado, a fluorescente pode parecer mais barata. Mas a de LED é mais econômica e durável e por isso leva a melhor na conta final.

A grande novidade é que as lampadas LED, que chegaram a custar até 10 vezes mais que as fluorescentes, agora estão com preços similares! Em dois anos (desde 2014) o preço das lampadas LED caíram mais de 50%, hoje encontramos esse tipo no mercado por até R$ 8, com um preço médio de R$ 17.

A lampada LED é, sem duvidas, a mais ecológica: por ser mais durável produzirá menos lixo por anos, sua eficiência deixa o consumo de energia bem baixo, ilumina mais que os outros tipos citados com uma potência mais baixa, ou seja, pode-se usar menos lampadas por ambiente.

Outra vantagem das lampadas LEDs são suas variedades, são diversos formatos, cores, com dimerização, várias potências. Assim, vai ter uma de acordo com sua necessidade.

Evolução de preço das lampadas LED

Veja a tabela abaixo com a comparação dos três modelos citados:

Tipos de lampada

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *