Como manter suas roupas brancas

Compartilhe:

Roupas brancas são muito comuns, peças bem versáteis no nosso guarda-roupa. Desde o uniforme das crianças até roupa de cama.

Manter as peças com a mesma intensidade do branco talvez esse seja o maior desafio quando falamos em conservar roupas. Sujam com facilidade, são mais sensíveis a manchas e podem sofrer muito com o tempo, ficando amareladas.  Mas com alguns cuidados simples você pode manter essas roupas por muito tempo ainda no seu guarda-roupa.

Leia a etiqueta

A principal dica para cuidar de qualquer roupa é essa. Já falamos aqui sobre etiquetas, inclusive com um guia dos principais símbolos. Na etiqueta constará qual a lavagem mais indicada e os produtos permitidos e proibidos na sua roupa

Não misture roupas brancas com coloridas

Também é uma das regras básicas da limpeza de roupas, mas é sempre bom lembrar. As roupas coloridas podem desbotar e manchar o restante. Além de separar por cor, separe também por intensidade de sujeira.

Não utilize água-sanitária

Ou produtos a base de cloro em geral.
Ao contrário do que se pensa, esses produtos não deixam as roupas mais brancas, eles tendem a amarelar ainda mais as peças. Outro problema com produtos a base de cloro, principalmente a água-sanitária, é que corroem as fibras do tecido, estragando as roupas.

Não utilize água quente

Não lave suas roupas brancas, especialmente as que estão muito sujas ou encardidas, com água quente. Ao invés de remover a sujeira, você pode acabar fixando e aderindo-a  ainda mais no tecido.

Limpe o ferro antes de passar roupas brancas

Verifique se o ferro está bem limpo para evitar que resíduos se transfiram à roupa. Comece a passar pelas peças brancas, algumas peças coloridas podem soltar um pouco de tinta nesse processo.Também não se esqueça de ver se não tem nenhuma mancha na roupa antes, pois se você passar o ferro por cima da mancha ela vai se fixar no tecido.

Leve na lavanderia as peças mais delicadas

Lavanderias possuem os produtos corretos para esse tipo de limpeza. É importante, especialmente para roupas mais delicadas ou maiores como lençol ou colcha de cama.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *