Dicas para organizar quarto infantil

Compartilhe:

Todo mundo sabe que colocar a casa em ordem não é fácil, e fica mais difícil ainda quando tem roupas e brinquedos espalhados por todos os cantos. Mas manter uma rotina de organização não precisa necessariamente ser uma missão impossível e maçante. Convide as crianças para participar, pois é fazendo parte dessas pequenas tarefas do dia-a-dia que aos poucos elas desenvolvem sua independência e você vai perceber que com o tempo, elas mesmas vão aprender a manter cada coisa no devido lugar.

E para te ajudar com isso, decidimos preparar uma lista com algumas dicas de organização de roupas e brinquedos.

Coloque etiquetas nas gavetas

Quer um jeito fácil e divertido de saber onde cada coisa está? Imprima etiquetas com imagens das peças e convoque as crianças para te ajudar a pintar e colar nas gavetas. Você nunca mais vai abrir uma gaveta por engano outra vez e as crianças vão conseguir identificar onde está cada peça de roupa.

Utilize uma sapateira portátil para organizar os brinquedos

Essa é para quem vê a casa sendo tomada aos poucos pelos brinquedos. Pegue um daqueles organizadores de sapatos e dê uma nova utilidade a eles. Utilize para guardar brinquedos como bonecas e até ursinhos. Os brinquedos ficam separadinhos, protegidos e a vista das crianças. Além disso, o organizador tem a vantagem de ser compacto e pode ser colocado até mesmo atrás da porta do quarto que não vai ocupar muito espaço.

Separe as roupas por dia da semana

Isso facilita muito a rotina diária, principalmente naqueles dias em que os 5 minutinhos a mais na cama fazem falta. Leva menos de uma hora do seu final de semana e as próprias crianças podem ajudar tanto a separar, quanto na hora de se vestir. Uma dica legal é utilizar aqueles organizadores portáteis, eles ocupam pouco espaço e já possuem os nichos para manter as roupas separadas.

Caixas organizadoras e + etiquetas

Essas caixas são uma solução muito boa! Além dos brinquedos ficarem separados, ficam protegidos pois a ideia é deixá-las fechadas. Coloque etiquetas nas caixas e vai facilitar tanto na hora da criança procurar o brinquedo, quanto na hora de guardá-lo. Outra ideia também, é comprar um daqueles potinhos, que geralmente utilizamos na cozinha, para guardar os baralhos que já perderam suas caixas.

Utilize divisórias nas gavetas

Quem nunca ficou perdido procurando um par de meias? Ainda mais quando são minúsculas! Mas calma, a gaveta de meias pode deixar de ser um pesadelo. Para ajudar a separar, você pode comprar divisórias próprias para gavetas ou utilizar caixas organizadoras em tecido. Elas são laváveis e você pode utilizar quantas achar melhor. Procure alguma que seja pelo menos 2 centímetros mais baixa que a altura interna da gaveta para não ter problemas para fechar.

E você, tem alguma dica ou truque especial para deixar as roupas e brinquedos organizados?

Conta pra gente 😉

 

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *