Tipos de tecidos e seus cuidados

Compartilhe:

Abra o seu guarda-roupas, aposto que lá você vai encontrar roupas com mais de três tipos diferentes de tecido. Cada tipo de tecido pede um cuidado específico, isso os ajuda a manter suas características e de quebra suas roupas vão durar ainda mais.

 

Atenção: Essas são sugestões gerais de cuidado para cada tipo de tecido, vale sempre dar uma olhadinha na etiqueta da sua peça para ter certeza que ela não exige um cuidado especial. Se precisar de uma ajuda para entender os símbolos das etiquetas, tem uma colinha aqui: laundryeco.com.br/revista/entendendo-as-etiquetas/

 

Algodão

Dobrar camiseta - Rolinho - Ocupa pouco espaço

O queridinho para os dias quentes! É macio, fresquinho e tem um toque confortável que só aquela sua camiseta de “estive em Porto Seguro” pode dar. É um tecido durável, que permite a respiração, porém amassa com facilidade. Para cuidar da sua camiseta favorita, o legal é lavá-la na máquina de lavar com água morna e pode passar à ferro com temperatura média para alta.

 

Jeans

O jeans é um tramado de algodão que recebe um tingimento especial. É um tecido absorvente e respirável como o algodão, porém é bem mais forte e durável. Não tem nada mais triste que perceber aquele par de calças jeans perdendo sua cor original. Para que isso não aconteça (ou demore mais para acontecer), é bom lavá-lo do avesso e para passar, pode ser usada uma temperatura mais alta.

 

Blusa de Lã

Quentinha e aconchegante, a lã é ótima para aquecer até os corações mais gelados. Esse tecido pode ser lavado à mão ou na máquina de lavar, porém é recomendado que essa lavagem seja feita com a peça pelo avesso e, se possível, dentro daqueles saquinhos para roupas delicadas. Cuidado na hora de passar esse tipo de tecido, caso seja realmente necessário, utilize temperaturas bem baixas e aqueles protetores para ferro de passar.

 

Linho

O linho é um tecido que não estica. Ele é 2x mais forte que o algodão e ao mesmo tempo muito leve. Para lavar, nunca utilize a água muito quente ou muito fria. Este é um tecido amassa facilmente, o que pode se tornar um desafio na hora de passar! Uma dica é usar aqueles borrifadores com água para tornar o trabalho um pouco menos difícil e também, passar pelo avesso para que as peças adquiram aquele aspecto brilhante.

 

Veludo

Esse tecido pede um carinho especial na hora da lavagem. Alguns fabricantes pedem para que seja lavado à mão, outros aprovam a lavagem à máquina, outros somente lavagem à seco, por isso, é importante aquela olhadinha na etiqueta, afinal, elas estão aí para te ajudar. Não é recomendado passar à ferro pois ele pode ficar marcado.

 

Poliéster

É um tecido sintético que não absorve muito. Ele é forte, durável e não amassa. Pode ser lavado na máquina de lavar e também seco à baixas temperaturas. Merece cuidado especial quando for passado, pois pode derreter com temperaturas médias a altas.

 

Mas para garantir que suas roupas fiquem inteiras e bonitas por muuuuito tempo, conte com a gente!

Laundry&Co. - Roupa limpa. Como você gosta.

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *