Descarte de eletrodomésticos é simples, rápido e sustentável

Compartilhe:

Amigo do meio ambiente - Laundry ecoDescarte de Eletrodomésticos pode ser feito por meio de um simples telefonema ao Cata-Bagulho da sub-prefeitura de sua região

Você sabe que entulho na rua é um grande problema e já abordamos esse tema aqui indicando os Ecopontos, onde são recolhidos alguns materiais como móveis, pequenos volumes de entulho e resíduos recicláveis. Hoje falaremos sobre o jeito certo de fazer o descarte de eletrodomésticos.

Além de móveis e entulhos, é cada dia mais comum eletrônicos e eletrodomésticos serem abandonados nas ruas. Isso por conta das mudanças rápidas de tecnologia e da chamada “obsolescência programada”, em que produtores propositalmente desenvolvem produtos que duram pouco tempo.

E o que fazer quando um eletrodoméstico já não cumpre mais sua função e precisa descartá-lo? Agora em São Paulo já é possível resolver o problema de descartes de eletrodomésticos de maneira fácil, programada e sustentável, por meio da “Operação Cata-Bagulho”.

Na operação cata-bagulho você nem precisa sair de sua rua pra descartar materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal. É uma operação gratuita em que caminhões especiais passam todos os fim de semana em determinadas ruas dos bairros.

Ela é organizada por subprefeituras, e a cada fim de semana passa em ruas diferentes. Para solicitar, basta ligar para o número 156 e pedir para que passem em sua rua. Outra maneira possível é pela internet: acesse o site da sua subprefeitura e veja onde vão passar (veja tabela abaixo com os sites).

Mas tem um detalhe: o descarte de eletrodomésticos dessa forma vale apenas se forem objetos danificados, sucatas, que não tenham mais serventia. Quer ser mais sustentável ainda? Caso você tenha algum material que ainda funciona ou que pode ser arrumado, faça uma doação para alguma ONG de sua confiança. Algumas delas até mesmo retiram os objetos na sua casa. A entidade Exército da Salvação é uma delas.

 

Veja a programação de sua subprefeitura

Aricanduva/Vila Formosa M’Boi Mirim
Butantã Mooca
Campo Limpo Parelheiros
Capela do Socorro Penha
Casa Verde Perus
Cidade Ademar Pinheiros
Cidade Tiradentes Pirituba/Jaraguá
Ermelino Matarazzo Santana/Tucuruvi
Freguesia do Ó/Brasilândia Santo Amaro
Guaianases São Mateus
Ipiranga São Miguel Paulista
Itaim Paulista Sapopemba
Itaquera
Jabaquara Vila Maria/Vila Guilherme
Jaçanã/Tremembé Vila Mariana
Lapa Vila Prudente

 

Saiba mais sobre a operação no site oficial da prefeitura.

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *